Quem sou eu

Minha foto
João Pessoa - PB, Tabira - PE, Brazil
Profissional graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade FASP/ISEC, João Pessoa-PB. Natural da cidade de Tabira no alto sertão do pajeú pernambucano, terra de grandes poetas e estudiosos da cultura regional. Também, um cidadão pessoense de coração há oito anos, e de fato apaixonado pela capital paraibana que de tanta beleza e oportunidades nos deixa encantados por esta terra.

domingo, 20 de maio de 2012

Trabalho de Conclusão de Curso no meio Militar

    Quando nos deparamos com a reta final de um curso superior ficamos sempre preocupados com a tão temida MONOGRAFIA, que nada mais é do que um trabalho de conclusão de curso desenvolvendo algum tema de interesse da área que o concluinte irá trabalhar a fundo para obtenção do título tão desejado. 
    No curso de Formação de Oficiais da Paraíba (CFO-PB) não é diferente, os cadetes passam pelo vestibular tradicional realizado anualmente pela UFPB, que por sinal é um dos cursos mais concorridos, tendo em vista que a carreira militar e a estabilidade financeira chamam a atenção de todos que tentam a vaga. E com o êxito nessa primeira fase vem o período de estudos em tempo integral por três anos nas dependências da Academia da Polícia Militar do Cabo Branco na cidade de João Pessoa. 
     E como sempre falo, desafio é o que me mantém com a chama da vida acesa, e é por isso que aceitei a proposta da instituição em ministrar e orientar os alunos do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar na parte mais minuciosa, complicada, porém a mais prazerosa do curso. Pois tudo que a gente faz com grande esforço fica lindo ver o resultado final. 
    Há pouco mais de um ano convivo no meio militar, o que me faz aprender muito com eles e entender esse lado tão admirável da profissão. Leciono em quatro turmas do CFO, e em três delas uma disciplina diferente, mas todas voltadas às fases e aos preparativos para chegar ao Trabalho de Conclusão. As disciplinas de Trabalho Científico, Pesquisa Científica e TCC ajudam a tratar das famosas normas da ABNT, dos artigos científicos, as pesquisas qualitativas e quantitativas, as metodologias, os objetivos geral e específicos de um projeto, o sujeito da pesquisa, referencial teórico, a tabulação de dados, tudo isso aplicado por etapas para que obtenhamos o resultado esperado no final. 
    Para os concluintes 2012, auxilio na orientação de quase trinta formandos, onde acompanho os trabalhos de pesquisa que vieram desenvolvendo desde o ano passado voltados para a segunrança pública, e assim elaboramos os questionários e roteiro de entrevista para coleta dos dados, a tabulação e resultados obtidos, e até o final do ano teremos as benditas monografias prontas para defesa e finalização do curso. 
    Assim procuro dar o meu melhor, na certeza de que tenho muito ainda a aprender, pois como diz o mestre da educação Paulo Freire: “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário