Quem sou eu

Minha foto
João Pessoa - PB, Tabira - PE, Brazil
Profissional graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade FASP/ISEC, João Pessoa-PB. Natural da cidade de Tabira no alto sertão do pajeú pernambucano, terra de grandes poetas e estudiosos da cultura regional. Também, um cidadão pessoense de coração há oito anos, e de fato apaixonado pela capital paraibana que de tanta beleza e oportunidades nos deixa encantados por esta terra.

domingo, 20 de maio de 2012

Mudando a Realidade de Uma Comunidade Carente


    Com a experiência do ano anterior na escola Sen. Ruy Carneiro onde as dificuldades de aprendizado e relacionamento entre as crianças da sala de aula e até mesmo os professores e familiares dos mesmos, foi percebido que algo deveria mudar naquela realidade para o ano letivo de 2012.
    A questão era o seguinte, a escola trabalhava com uma clientela de crianças que vivam em situações de risco, em muitos casos tinham suas famílias desestruturadas onde em algumas delas o pai havia sido assassinado por envolvimento com drogas, onde também haviam mães que abandonavam seus filhos com os avós e tomavam outros rumos, onde as questões de higiene eram precárias, tudo isso ocasionava numa dificuldade no processo de ensino-aprendizagem no ambiente escolar e os profissionais encontravam-se de “mãos atadas” para tentar solucionar este problema.
    Foi quando tomei a iniciativa de elaborar um projeto e apresentar à Direção e Supervisão juntamente com Secretaria de Educação do Município, projeto este que unia as competências da oficina a qual eu tenho domínio (Educação Física/Recreação) e a oficina que ali já era desenvolvida (Relações Humanas). Essa proposta de interdisciplinaridade chamou a atenção e a mim foi dado o aval para colocar em prática.
    Com essa união trabalhamos as questões das relações humanas, envolvendo o respeito ao próximo, o papel de cada um na sociedade, a sexualidade, a relações familiares e o papel da escola na formação do individuo, tudo isso com a competência de desenvolver junto dessa teoria atividades lúdicas de forma prática onde a criança pudesse aprender brincando, o que não foi difícil pois toda criança adora as aulas de Educação Física.
    E assim o trabalho vem sendo feito, e aos poucos percebendo as mudanças que ele proporciona aos adultos do futuro. E por este resultado estar vindo de forma positiva a proposta é levar o mesmo projeto para outras escolas em que os professores do município de Bayeux sintam a mesma dificuldade. E assim aumentar nossa esperança de uma educação melhor e uma sociedade menos desigual no futuro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário